Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Tela número 5: Casarios (e agora a coisa fica séria!)

Olá amigos!

Como prometi na postagem anterior sobre materiais de pintura, estou aqui para mostrar mais uma tela, no caso, se não me engano, a quarta tela (confere aí, produção!). Pode ser que eu esteja perdendo a conta, já que esqueci de colocar datas em algumas, então irei postar na ordem de evolução que eu me recordo.

Nessa estrada de treinamento, novos aprendizados e eterna evolução, eu acabei derrapando após alguns progressos, mas sempre voltando para a estrada e continuando a jornada em busca da perfeição, afinal a gente sempre procurar conquistar a perfeição em tudo que fazemos, não é? (Cara... eu seria um bom rapper cheio das rimas!)

Bem, eu fugi do tema em minha nova tela? Um pouco. Eu saí da pura paisagem para entrar em um novo motivo, casarios¹ que é outro tema que gosto muito e, para quem está começando, fica a dica: é um tema fácil e tem um resultado final muito bonito.

Se você olhar bem para essa tela, percebe que ela não foge totalmente ao motivo paisagem, afinal ao fundo visualizamos muito das características das pinturas paisagistas.

Vamos a ela?


casario-pintura-acrilica-canson


Esse foi meu primeiro casario, e vou então falar um pouco sobre ele e o que podemos notar nessa imagem.

pintura em tela erros e acertos
Siga a seta e veja onde vai chegar...



Como podem ver ainda tem aquela dificuldade básica na parte de vegetação mostrada nas setas vermelha e verde, em compensação a árvore da seta amarela ficou muito boa, na minha opinião (o que vocês acham?).

Os coqueiros (setas pretas) ficaram bons levando-se em conta que foi a primeira tentativa, claro que devemos considerar que é de uma vista distante, logo não há detalhes nas palhas nem no tronco.

As setas marrons mostram um ponto interessante referente ao contorno e nivelamento das casas que pedem uma reta mais precisa, o que podemos fazer para sanar esse problema é recorrer a alguns métodos simples. Você pode usar uma régua para demarcar separando a área que será pintada da área que ficará sem pintar, pode também utilizar fita adesiva ou um pedaço de cartolina para servir como molde, as opções são muitas e simples, mas eu só utilizei desses recursos na última tela que pintei para minha tia.

Continuando, a água no chão ficou com bons reflexos, tremida para demonstrar movimento da água pelo vento e leve sombreamento na junção da água com o solo.

Os relevos no solo também ficaram legais com o jogo de luz e sombreamento; montanhas ao longe com pouco detalhe devido a distância que se tem em relação ao observador. Beleza?

Seguida dessa tela temos outra que irei demonstrar abaixo, mais paisagista e com mais detalhes, mas com uma visão aproximada em relação ao observador.

pintura em tela
Demonstrativo sobre ordem da pintura


pintura-em-tela-acrilica
Pintura finalizada 20x30. Muita vegetação...você vê a casinha ali?

Não sei se já falei antes mas a pintura tem também uma ordem a ser seguida, isso eu deixo claro na última tela que pintei, a pintura das araras (estão curiosos?) em que mostro por onde começar e finalizar a pintura. Nessa tela pequena eu mostro um pouco disso também nesse passo a passo.
Vemos que temos de ir do fundo para frente para que seja mais fácil posicionar a mão sobre a tela evitando acidentes como sujar a mão na tinta fresca e sair anarquizando toda a tela.
Erros e acertos: Os troncos ficaram bons (na minha opinião) assim como o piso que foi um pouco trabalhoso, temos um céu ao entardecer que mostra a cor alaranjada mas que eu deveria ter puxado um pouco mais sobre o azul central e isso não apareceu na fotografia.
Com relação às folhagens das árvores também não tive dificuldades dessa vez, testando já outra técnica de fazer folhas com a batidinha do pincel, a mesma foi empregada para as flores sem detalhes, assim como as que estão próximas à casinha cinza.
A casinha acabou ficando meio escondida, isso devido a cor empregada que deveria ser mais clara e, então, sombreada tendo em vista que é uma pintura escura...
O gramado foi pintado com simples pinceladas curtas, utilizei um pincel de cerda longa sintética, e a sombra das árvores deram vida à pintura.
Finalizando com uma queda d'água ao longe e montanhas.

A seguir, uma retrospectiva das quatro primeiras telas 20x30:

paulowolf pintura

Bem, obrigado pela visita e na próxima postagem (atendendo a pedidos) pretendo mostrar um pouco da técnica que minha tia havia me ensinado quando comecei a pintar, o Stencil, contendo dicas, imagens e vídeos.

2 comentários:

  1. Muito bom esse quadro. Dá para se imaginar nesse cantinho cheio de paz e a vontade de começar a pintar aumenta. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, motivos assim dá uma grande paz enquanto estamos pintando, por isso são temas que prefiro, (casario e paisagens) ainda combino com uma música tranquila e pronto, o resultado se reflete nas telas.

      Excluir