Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pedra, papel e tesoura. (3ª Parte)

O tempo passou e eu já dominava melhor a arte da pintura com molde vazado, e com isso eu comecei a pegar toda e qualquer imagem que eu gostava e transformar em molde para pintar. Assim passei a fazer pintura em enxovais e outras coisas que não fosse apenas pano de copa, já aperfeiçoando mais a pintura à mão livre, que era algo que eu não gostava tanto pelo nível de dificuldade e o resultado final, mas com a ajuda do tecido fino de Organdi, foi mais fácil a transição de técnicas.
Stencil enxoval

Stencil enxoval

Stencil enxoval






Com isso também chegou a época das pinturas porcelanizadas.

Minha tia comprou uma revista que gostou e então fez o curso de pintura porcelanizada, mas não concluiu, era uma técnica difícil pra ela e pra mim. Olhando as pinturas feitas na revista fui tentando, tentando e tentando... do meu modo fui levando ao tecido essa nova técnica, minha tia gostou, e todas as pessoas que viam gostavam, mas sou do tipo de pessoa que está sempre em busca do aperfeiçoamento e do aprendizado, dificilmente fico satisfeito com o que já consigo fazer, bom, abaixo temos o resultado da pintura porcelanizada nas primeiras amostras.

pintura stencil porcelanizada
Um misto de Stêncil e Porcelanizada.
pintura porcelanizada em tecido
Uma das primeiras, com erro de sombreamento de fundo.
Rosas um dos simbolos sempre presente na porcelanizada
Rosas, um dos símbolos sempre presente na porcelanizada.

pintura porcelanizada em organdi
Sombreamento, luminosidade das pétalas, folhas com efeitos...

Com isso me distanciei do Estêncil, ficando apenas com a pintura porcelanizada, e era a qual me rendia mais encomendas e um pouco de dinheiro. Nessa época apenas minha tia fazia, ainda e esporadicamente, pintura com molde vazado.

Folheando uma revista de pintura porcelanizada, já no final tinha uma propaganda com telas de paisagens, foi nesse momento que encontrei a técnica que eu sempre quis. O que fiz foi combinar as técnicas que eu havia aprendido até o momento, e por tudo em prática. Apesar de ser uma propaganda pequena, ainda assim eu desenhei em um pedaço de organdi, e com tinta para tecido mesmo eu transportei para fora da revista uma nova pintura. Ainda tenho a primeira tentativa:

pintura em organdi

pintura em organdi
Segunda

pintura em tela
Terceira



Mas acabei ficando mesmo na pintura porcelanizada, por bastante tempo.

Naquele época eu achava que pintura em tela só poderia ser feito com tinta à óleo, que naquele tempo era bem mais cara, além do cheiro forte que não me faria bem.

Passei um tempo sem pintar e então resolvi arriscar outros artesanatos, comecei cartões em papel vegetal e a isso mesclei a pintura também, dessa vez não com as mesmas tintas de tecido e sim apenas lápis de cores.


cartao formatura pascoa natal papel vegetal
Cartões em papel vegetal

Como era bem mais trabalhoso que a pintura acabei, então, com o passar do tempo, abandonando... foram anos sem pinturas ou quaisquer artesanatos.

Como Hobbie fui até o mundo do papercraft, achei tão legal quanto montar quebra cabeças.

Parpecraft - Dálmata

Dois anos e pouco atrás então, resolvi arriscar na pintura em tela com tinta acrílica, que é o tipo de técnica que pretendo utilizar e mostrar aqui no Blog.
Próxima postagem pretendo trazer então o "final" da história e algumas telas que pintei. Não sou um expert mas espero não fazer feio à vocês. ;)

2 comentários: